terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vanusa,a musa.

Há muito tempo atrás dois caras resolveram fazer um som,eram eles Joaquin Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva.Ao estilo John e Paul eles fizeram a música mais complexa,famosa e antiga da mpb,bem antes de existir esse termo,para comemorar a independência da nação.Pois bem,essa canção que ninguém sabe cantar foi estrupada pela Vanusa,a musa.Ressurgida das cinzas como fênix na mitologia,ela fez a sua maior apresentação de todos os tempos,e vamos aos fatos.
A ocasião era solene.1°encontro de agentes públicos de são paulo.Salão lotado de pessoas importantes,engravatadas,sérias e o locutor anuncia o ínicio da apresentação.Cita os músicos que irão acompanhar nossa diva,a câmera dá uma volta panorâmica no recinto que está cheio,e começa uma bela introdução ao piano,acompanhada por um violão e nossa musa começa,linda em um vestido azul alugado no estilo mãe de debutante(no caso dela avó seria mais apropriado).No início tudo normal,a voz um pouco arrasta,as pessoas com o semblante sério de respeito ao hino pátrio...mas aí nossa musa entra em ação pela primeira vez!Erra uma palavra e a expressão facial das pessoas muda,o que antes era respeito se transforma em espanto.Vanusa não pára,sua tortura sonora continua causando consternação aos participantes do evento,todos devidamente constrangidos e putos com o estrupo proporcionado pela diva.Derrepente vaias e insultos disfarçados de aplausos surgem na platéia.Mas nossa Susan Boyle as avessas é brasileira e não desiste nunca,continua com seu épico de maneira mais incisiva desconstruíndo a obra de Joaquim e Francisco.Introduz palavras novas,propõe uma nova melodia e a expressão das pessoas é uma legenda de toda a apresentação.Dá pra ver claramente os pedidos de clemência do público:"quem é essa loca" "quem foi o filho da puta que chamou essa doida" esse era o pensamento de todos presentes.A apresentação de nossa musa chega ao fim com o locutor expulsando nossa diva amavelmente,mas mesmo assim ainda se ouve a voz de vanusa ao fundo cantando os últimos versos como se fossem os últimos súspiros de um rouxinol,interrompidos por algum segurança que deve ter dado um mata leão e colocado camisa de força em nossa diva mor.
Vão se passar anos e todos vão se lembrar dela.Nada e ninguém vai superar Vanusa,a musa.Jimi Hendrix em Woodstock,Beatles nos eua pela primeira vez e nem mesmo a apresentação de sua antítese britânica Susan Boyle irão derrotar o épico de Vanusa,a musa.

Um comentário:

  1. Vanusa teve a atitude mais Rock and Roll da década. Eles que não entenderam sua lucidez, tal qual a do Raulzito. Hahahaha! Mas tem nada não, ninguém entendeu os modernistas em 1922 também.

    ResponderExcluir